Primeira compra? Utilize o cupom FIRST10 e ganhe 10%OFF

A dúvida que mais recebo nas mensagens das redes sociais da marca é sobre como são feitas as peças e seus processos de banho. O que seria esse banho antialérgico? O que são milésimos? Por que você usa esse metal?

O objetivo dentro a Prieto sempre foi e sempre será ser totalmente transparente sobre meus estudos de componentes antialérgicos na joalheria artesanal, minhas escolhas de materiais de trabalho, o porquê eu uso esses componentes e processos. Aqui explico de forma mais resumida possível os principais processos dentro da confecção primária das peças e o banho que ela leva.

A peça é feita no latão. Um dos metais mais populares atualmente na confecção de joias e semijoias por ser muito leve, duro e considerado hipoalergênico por dificilmente causa irritações na pele.

Depois de finalizada, a peça é bem polida e levada para o banho. Antes de receber o metal nobre, a peça vai para uma série de tanques com banhos preparatórios que possuem diversas funções como uma limpeza caprichada (que retira possíveis resíduos como, por exemplo, a gordura da mão), nivelamento da superfície a nível microscópico, etc.

Entre esses banhos preparatórios está o antialérgico que consiste num banho de paládio: um metal muito utilizado na joalheria tradicional como liga metálica do ouro branco (vocês sabiam que o ouro e prata são metais nobres muito moles e devem ser misturados com um metal mais duro que chamamos de liga?). Sua função na peça banhada é o de selar e evitar que a pele entre em contato com o metal primário da peça.

Algumas empresas usam a prata no lugar do paládio (por ser um metal bem mais barato), mas há casos de alergia à prata. Isso varia muito do organismo de cada um.

Depois de todos esses tanques com banhos a peça finalmente recebe o banho de metal nobre (que pode ser ouro, ródio, prata, etc). Nessa etapa a peça pode receber um banho muito fino (conhecido como flash) ou mais grossa. Quanto mais grossa a espessura do banho de metal nobre, melhor a qualidade e a garantia de que a cor se manterá por muito mais tempo na peça. Essa espessura a gente mede em milésimos! Muitas marcas chamam os milésimos de camadas. Por exemplo, se na descrição da peça diz ter 3 camadas, significa que são 3 milésimos de metal nobre sobre o metal.

Aqui na Prieto o banho padrão das peças é de 5 milésimos de ouro, uma espessura considerada excelente e com ótima durabilidade. À partir daí nós vamos aumentando a quantidade de camadas na peça dependendo da possibilidade de atrito que ela pode sofrer no dia a dia. Por exemplo: nossos anéis possuem uma espessura de ouro muito maior por ser uma peça que sofrerá mais atrito com objetos no cotidiano que um brinco.

Nossa peça finalmente está terminando sua jornada nos banhos, ufa! Mas ainda não acabou! Algumas marcas (como a Prieto) investem num último banho que é um verniz próprio para a joalheria. Ele garante um brilho extra na peça e proteção na cor final do metal. Existem diversos tipos de verniz e atualmente é muito difícil ele poder causar alergias ou irritações.

Você já pesquisou o que suas marcas favoritas usam de materiais?

Fique de olho: em muitos casos a alergia pode surgir de alguma liga metálica ou componente do banho.

Dica: um dos componentes mais comuns causador de alergia é o níquel, um metal muito utilizado em semijoias e bijuterias de qualidade inferior e preços baixos. Nós NÃO usamos esse metal em nenhuma de nossas criações.

Prieto usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.